Viajólogo
Reverencio a viagem como o motor principal de minha existência, pois minha vida foi mais marcada pelas jornadas a lugares extraordinários do mundo do que pela arte fotográfica em si. Mas por que a viagem foi e é tão importante para mim?
Em 1983, aos 31 anos, já pagava minhas contas vendendo reportagens e fotografias e não tinha a menor intenção de buscar um emprego fixo. No entanto, sentia que precisava criar um arcabouço teórico que valorizasse a viagem como uma ferramenta de crescimento e não apenas como uma atividade frívola de férias. Meu aprendizado na universidade havia sido restrito e o diploma de Economia Aplicada da Universidade Paris IX não me havia proporcionado, na prática, nenhum conhecimento adicional. Por outro lado, os exemplos de aprendizado durante minhas primeiras jornadas foram se acentuando e logo percebi que, em um dia de viagem, poderia aprender mais do que em um mês na faculdade. Meu interesse em visitar as “salas de aula” espalhadas pelo planeta cresceu intensamente.
Ainda em 1983, uma ideia deu forma a minha busca. Se eu aprendia tanto durante as viagens, por que não considerar as jornadas pelo mundo afora como uma imensa “escola ao ar livre” onde se estuda Geografia, História, Arte, Religiões, Meio Ambiente, Economia, Sociologia, Antropologia e tantos outros saberes?
A partir daquele momento, elevei a viagem à categoria de “logia” e passei a comparar qualquer périplo a um período ativo de aprendizado. Nascia, assim, a Viajologia, a Arte e a Ciência de Viajar, como uma filosofia de vida.
Nós, viajólogos, reconhecemos as jornadas como experiências singulares e enriquecedoras, pois, ao viajar:
- Deixamos de lado o quotidiano, saímos da zona de conforto e vivemos uma realidade mais ampla, praticando um constante aprendizado e crescimento interno
- Desenvolvemos uma melhor compreensão da diversidade e da riqueza cultural do planeta e superamos preconceitos antiquados
- Apreciamos a natureza e entendemos a necessidade de conservação dos ecossistemas e da busca de soluções para as mudanças climáticas
- Expandimos nossa consciência, promovendo a paz e o entendimento entre povos de diferentes nações e credos
Teste de Viajologia
Viajar é uma experiência educativa incomparável, uma verdadeira escola da vida. Assim como em qualquer área de estudo, a jornada do Viajólogo é marcada por diferentes estágios, desde o aprendizado inicial no Jardim de Infância até a especialização avançada no Pós-Doutorado. Descubra qual é o seu DIPLOMA DE VIAJOLOGIA clicando abaixo.
Nota: Depois de entrar na página do Teste (mas antes de começar a preenchê-lo), faça uma lista dos Países Visitados (leia as instruções no Passo 1) e dos Países Íntimos (visitados 6 vezes ou onde você já morou). Para a lista de Experiências, você pode completar ao vivo. Ao finalizar o último Passo 6, você verá na tela seu DIPLOMA DE VIAJOLOGIA (recomendo que faça um printscreen dele) e também receberá um e-mail com o número de Países Visitados, Países Íntimos e Experiências. Ainda não temos a capacidade de colocar todas as informações no Diploma. Desculpe.
Para colocar essa filosofia de vida em prática, Haroldo Castro deu uma nova forma à Viajologia em setembro de 2013. Mantendo seu conceito original, Viajologia passou a ser uma operadora que desenha e organiza jornadas exclusivas a destinos exóticos e inusitados.