Designer de Viagens
Em 1975, ao publicar uma extensa reportagem de 20 páginas sobre o Afeganistão na “Geográfica Universal”, um leitor escreveu à revista dizendo que havia gostado tanto do artigo que pretendia viajar para conhecer o longínquo país. Pela primeira vez, meus escritos inspiravam alguém a colocar o pé na estrada. Fiquei muito lisonjeado e, a partir de então, meu desejo de compartilhar minhas experiências de viagem com outros passou a ser sempre uma prioridade.
Em 2007, ao regressar ao Brasil depois de morar duas décadas nos EUA, trouxe na cabeça a intenção de organizar um turismo de experiências sob o ângulo fotográfico. A primeira jornada para fotógrafos amadores ocorreu em 2009, quando levei nove viajantes à Rapa Nui (Ilha de Páscoa) e ao Deserto do Atacama, em parceria com uma agência de viagens paulistana.
Entusiasmado com as descobertas realizadas em 2010 durante a expedição “Luzes da África”, decidi adicionar, após a publicação do livro em 2012, uma nova atividade na minha vida: criar, desenhar e realizar expedições singulares a países diferentes, a lugares fora dos caminhos convencionais. Foi assim que, em 2013, apoiado pela extensa rede de contatos gerada na África, comecei a oferecer, sob a marca “Viajologia Expedições”, viagens fotográficas à Namíbia, Etiópia, Madagascar e outros países africanos. E mais tarde, à Mianmar, Papua-Nova Guiné e agora Cáucaso. Minha intenção continua sendo a de mostrar alguns locais preciosos do planeta a pessoas que, como eu, consideram a viagem como uma universidade da vida.
Para colocar essa filosofia de vida em prática, Haroldo Castro deu uma nova forma à Viajologia em setembro de 2013. Mantendo seu conceito original, Viajologia passou a ser uma operadora que desenha e organiza jornadas exclusivas a destinos exóticos e inusitados.